Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Novidades e Torta de Banana da Terra

Eu já comentei por aqui que esse ano traria algumas novidades para esse blog. Aí vai a primeira delas.


Quem já visita o blog há algum tempo, já leu aqui e ali algum comentário sobre minha amiga Matilde. Eu a conheci no curso de Gastronomia e ficamos amigas. Quando começamos nosso "Laboratório", ela e Mário dividiam a cozinha comigo, na preparação dos nossos jantares ( leia essa história aqui).

Matilde é daquelas pessoas para as quais não tem tempo feio. Se você está precisando de uma força, pode contar com ela. Sempre disposta a ajudar no que for preciso, com um sorriso no rosto e uma incrível capacidade para ver o lado bom e/ou engraçado das coisas. Uma amiga preciosa.

Sendo assim, eu, abusada que sou, pedi a ela que me ajudasse mais uma vez, com suas ideias criativas, seu capricho nas coisas que faz, com sua mão de ouro na cozinha.

Desde os nossos jantares eu já publicava aqui as receitas que ela preparava para essas ocasiões. A partir de agora, ela mesma publicará aqui suas artes. Ela anda meio tímida, é verdade. Ainda se sentindo "visita". Meio sem saber se vai se acertar com as peculiaridades do Blogger. Mas tenho certeza que em breve ela se soltará e prestigiará este espaço com todo seu calor humano e paixão pela Gastronomia.

Assim, deixo vocês com a primeira participação oficial de Matilde no Laboratório Gastronômico

Há certos tipos de sobremesa de que sempre nos lembramos...e fazemos! E isso nos dá sempre muito prazer. E, certamente, invariavelmente, tem uma história por traz disso. E com essa torta não podia ser diferente! É uma receita feita com banana da terra que minha mãe faz desde que eu era criança e que ajudou a dar sabor a minha infância e ainda me fascina quando faço ou quando vou visitá-la ou almoçar em sua casa e...adivinhem...tem a torta! A receita é de uma época em que geladeira não era tão imprescindível assim...Tanto que ela pode ser saboreada quente, fria ou gelada. Eu prefiro quente pois é quando o cheiro e o sabor se misturam...
Ela é muito simples de fazer!

Torta de Banana da Terra
8 bananas da terra
2 ovos
2 colheres ( sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
Manteiga para fritar as bananas

Cortar as bananas da terra no sentido do comprimento e fritá-las na manteiga. É importante usar manteiga porque o sabor é outro! Disponha as bananas no refratário ou tabuleiro, fazendo duas camadas.

Separar as gemas das claras. Misturar as gemas com 2 colheres de açúcar, a manteiga derretida e a canela em pó, formando um creme e colocar sobre as bananas. Bater as claras em neve, acrescentando 4 colheres de açúcar, até formar um suspiro e espalhar sobre a torta. Levar ao forno a 180º até o suspiro ficar moreninho.
OBS:
-Essa quantidade de banana eu usei para um refratário de 26cmx26cm. Querendo fazer uma torta maior é só adaptar as quantidades.
- Se preferir corte as bananas em rodela - ao fritar as bananas use fogo baixo para não queimar a manteiga.

 Also at http://www.gastronomiclab.blogspot.com/

Nenhum comentário: