Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Bolo de Ano Novo - Castanhas, Frutas e Especiarias


Muito bem! Com essa postagem eu finalmente termino o ano de 2010.
Esse bolo "aconteceu" no dia 31/12. Minhas filhas de férias, viajando com meus pais. Meu marido trabalhando, de plantão, até a meia noite. Eu sozinha em casa e com vontade de comer bolo e, ao mesmo tempo, fazer uma coisa gostosa para esperar o Ano Novo.
Abro a geladeira. Uma geladeira pós-Natal, mais que isso, uma geladeira pós-viagem de Natal, ou seja, quase vazia. Olha daqui, olha dali: hum, tem uns pacotinhos de diversos tipos de castanhas me encarando lá do fundo da primeira prateleira. É pra já! Junta castanha do Pará, castanha de caju, amendoim, amêndoas e nozes. Ah, tem também uma sobrinha de damascos secos, passas e cramberries secas. Junta!
Pega batedeira, vamos fazer o bolo. Peraí! Ainda tenho um pouco de açúcar mascavo. Vamos nessa. Então, isso ia ficar bom mesmo com canela e uma pitada de gengibre. E se eu aproveitasse uma ideia de alguns desafios do DB para trás e usasse uma manteiga negra (ou queimada) nessa história? Acho que ficaria muito bom. 
Foi assim. Juntei todas estas coisas e o bolo saiu. Ainda "rapei" um fundo de garrafa de licor de laranja para hidratar as frutas secas e ...pronto! Meu bolo ficou perfeito.

Bolo de Ano Novo (ou de Castanhas, Frutas e Especiarias)   
3ovos
1 xíc. açúcar
1 xíc. açúcar mascavo
1 1/2 xíc. mix de castanhas e frutas secas reidratadas no licor de laranja - usei damasco, passas e cramberries
1 colher café canela em pó
1 colher café gengibre em pó
2 xíc. farinha de trigo
1 xíc. leite
200g manteiga negra (derretida e queimada) 
1 colher sopa fermento
1 colher café extratos de baunilha e de amêndoas - use dos bons, por favor.
Bata os ovos em velocidade alta, até que dobrem de volume. Acrescente o açúcar às colheradas, sem parar de bater, até que a mistura fique esbranquiçada. Junte os extratos de baunilha e amêndoas e continue batendo. Junte o mix de castanhas, a canela e o gengibre. Reduza a velocidade da batedeira e vá juntando o trigo aos poucos, alternadamente com o leite, até estar tudo muito bem incorporado. Junte a manteiga negra derretida. Desligue a batedeira e junte o fermento. Misture delicadamente com uma colher ou espátula. Leve ao forno médio, 180ºC, em forma untada e enfarinhada. Asse por aprox. 30 min. ou até que um palito enfiado na massa, saia totalmente limpo. 


Also at www.gastronomiclab.blogspot.com

Nenhum comentário: